Problemas oculares que mais causam cegueira

 em Notícias

Ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano é indicado para pessoas de todas as idades. O acompanhamento de um especialista é essencial para diagnosticar precocemente problemas oculares que podem evoluir para doenças graves ou que levam à cegueira.

O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão.

Como forma de prevenção, é bom saber quais são os problemas oculares mais comuns e como evita-los.

Glaucoma

É considerada como maior causa de perda definitiva da visão no mundo. Na maior parte das vezes a doença é causada pelo aumento da pressão ocular, que ocorre devido a uma falha no sistema de drenagem do líquido que circula de forma contínua no interior do olho (humor aquoso) – e que é o responsável pela nutrição e hidratação das estruturas ao seu redor.

O glaucoma pode ser também congênito, afetando crianças recém-nascidas, ou agudo, quando a pressão intraocular aumenta de forma súbita.

Alguns grupos têm mais tendência a apresentar a doença, como pessoas míopes, negras, com idade acima dos 40 anos, hipertensos, diabéticos e com histórico familiar da doença.

Os principais sintomas são pontos cegos na visão periférica, perda ou defeitos no campo visual, cefaleia, visão turva, pupilas dilatadas, náuseas, dor ocular, desconforto ou ardência nos olhos, faíscas ou luzes nas vistas, visão de auréolas como arco-íris, pontadas fortes e olhos vermelhos.

A prevenção é possível, e passa por um dado cultural: o convencimento da população a ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano para medir a pressão ocular e a cada seis meses para os grupos de risco.

Quanto mais precoce for o diagnóstico mais fácil de tratar e controlar o glaucoma, evitando a perda total da visão por meio do uso frequente de colírios ou de cirurgia.

Catarata

Causada pela opacidade do cristalino, a lente natural do olho que fica atrás da pupila, ela impede a passagem natural da luz à retina para a formação das imagens que são transmitidas ao cérebro. É a maior causa de cegueira reversível no mundo.

Entre as formas de prevenção da doença estão uma alimentação rica em nutrientes, especialmente antioxidantes; redução do consumo de álcool e do tabagismo, que causam o envelhecimento precoce das células; proteção contra os raios UV com o uso habitual de óculos escuros e controle da diabetes.

Dr. Rodrigo Paolini
Oftalmologista, Graduação em Medicina pela: UFPA, Residência em Oftalmologia: Fundação Banco de Olhos, Especialização em oftalmologia pela Fundação Banco de Olhos. Subespecialização em Córnea , Doenças Externas e Cirurgia Refrativa pela Banco de Olhos / Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia Membro do Setor de Córnea e Catarata da Fundação Banco de Olhos / GO
Posts Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/drrodrigopaolini/www/site/wp-includes/functions.php on line 3828

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/drrodrigopaolini/www/site/wp-includes/functions.php on line 3828