Presbiopia: Definição e Tratamento

 em Notícias

Presbiopia é a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa aos 40 anos de idade e acabará acometendo todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.

A presbiopia não tem cura, mas pode ser corrigida e estabilizada com tratamento adequado. Para tanto, são indicados métodos que compensem a dificuldade em focalizar de perto, por exemplo:

• Óculos de grau e lentes de contato:

Os óculos são a forma mais simples de resolver os sintomas causados pela presbiopia. As lentes dos óculos cumprem o papel do cristalino, compensando sua menor flexibilidade e fazendo com que a imagem se projete corretamente na retina. O grau correto dos óculos deve ser receitado pelo seu oftalmologista. Em geral, as lentes utilizadas em óculos indicados para a vista cansada são lentes positivas, ou seja, com a adição especial de grau para a presbiopia na lente que o presbita costuma usar. Isso se houver outro problema de visão, além da vista cansada, que necessite do uso de óculos. A lente funciona como uma máquina de zoom, com o objetivo de direcionar a imagem até a retina.

As lentes de contato funcionam da mesma forma que os óculos, mas não são aparentes, o que as torna esteticamente melhores.

• Cirurgia Refrativa:

A presbiopia não tem cura, mas pode ser corrigida por meio de óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa com Excimer Laser, lentículas intracorneas (Corneal inlays) e lentes intra-oculares. Cada caso deve ser avaliado individualmente dependendo da idade, refração, profissão e presença de patologias oculares.

Posts Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar