Entenda porque a diabetes pode causar perda de visão

Manter os níveis de glicose controlados podem reduzir as chances da pessoa com diabetes desenvolver problema na retina, tecido que reveste todo o olho e é responsável pela captação da imagem.

A retinopatia, que causa baixa na visão ou até mesmo a perda dela é um dos problemas que podem ser desenvolvidos.

A doença, quando não controlada, causa lesões nas paredes dos vasos sanguíneos de todo o corpo.

Caso a doença evolua, o sangramento vai para dentro do olho e a retina é descolada caracterizando a hemorragia vítrea, o vítreo é um gel transparente, localizado entre a retina e o cristalino, que garante a estabilidade do globo ocular. Dessa forma, a retinopatia é chamada de proliferativa, quando a visão fica bastante comprometida e pode, muitas vezes, acarretar na cegueira irreversível.

Para evitar todas essas complicações e mesmo para tratá-las de forma eficaz, quaisquer que sejam suas fases, é fundamental controlar a diabetes com idas frequentes ao médico. Muitas vezes, somente com o controle dos níveis de glicose no sangue é possível frear a progressão da retinopatia e seus efeitos.

Caso houver o diagnóstico, é necessária a realização constante de exames de retinografia e angiofluoresceinografia (espécie de fotografias tiradas do fundo do olho) para auxiliar o tratamento. Este depende do estágio da retinopatia, ou seja, pode constar de observação, uso de laser (fotocoagulação) ou cirurgia.