O que é o anel intracorneano?

São pequenos segmentos circulares confeccionados em acrílico. Este material é inerte, assim, não provoca rejeição. Geralmente são implantados dois segmentos de anel.

Qual a indicação para o implante do anel intracorneano?

É uma alternativa para o tratamento do ceratocone.

O ceratocone é uma doença hereditária que se desenvolve geralmente na adolescência. Esta doença provoca o afinamento e deformação da córnea (membrana anterior transparente do olho).

Nos estágios iniciais, o portador de ceratocone pode se beneficiar do uso de óculos. Com a evolução da doença, as lentes de contato estão indicadas. Nos casos de má adaptação às lentes de contato, o anel é a alternativa mais segura.

Esta técnica pode evitar o transplante de córnea que é um procedimento complexo devido ao risco de rejeição.

Outras possíveis indicações para o anel intracorneano são os astigmatismos (irregularidades corneanas) gerados por ectasia pós excimer laser, degenerações corneanas e transplante de córnea.

O anel pode implantado em todos os casos de ceratocone?

Não. Nos casos de ceratocone avançado com opacidade corneana e em córneas muito finas há contra-indicação ao uso do anel. Assim, uma avaliação oftalmológica completa será necessária, incluindo biomicroscopia (análise da transparência), topografia (análise do relevo) e paquimetria (medida da espessura).

Há quanto tempo existe a técncia do anel intraestromal?

Os implantes intracorneanos foram desenvolvidos há cerca de 50 anos com finalidade refrativa (correção de grau). Como os resultados não foram satisfatórios, esta técnica foi praticamente abandonada.

Na década de 90, o oftalmologista Dr. Paulo Ferrara desenvolveu novos desenhos de anéis para o tratamento do ceratocone, sendo o responsável pelo sucesso atual desta técnica. Os bons resultados no tratamento do ceratocone com anel intracorneano levou o Conselho Federal de Medicina a aprovar este procedimento que é, hoje, implantado em vários países.

O uso do anel intraestromal vai corrigir completamente a visão?

O segmento de anel é uma órtese, assim, seu objetivo é regularizar a superfície corneana, de tal forma que a visão possa ser restabelecida de forma complementar com o uso de óculos ou mesmo de lente de contato.

A recuperação visual após o implante do anel intracorneano é progressiva, havendo flutuação da visão no período pós-operatório. Após algumas semanas há estabilização da visão.

Devemos lembrar que muitos portadores de ceratocone, antes do anel intraestromal, tinham como única alternativa o transplante de córnea, que freqüentemente necessita de óculos ou lentes de contato para a reabilitação visual final.

Como é feito o implante de anel intraestromal?

É uma cirurgia realizada em bloco cirúrgico com auxílio de microscópio. A anestesia é tópica (colírio anestésico), sendo o procedimento indolor. A alta tecnologia, com material cirúrgico de alta precisão, permite que a cirurgia seja realizada em cerca de 15 minutos.

Após a cirurgia é colocada uma lente de contato como curativo. São prescritos colírios antibióticos e anti-inflamatórios.

O retorno às atividades habituais ocorre após alguns dias.

Existe algum risco com o implante do anel intraestromal?

Como qualquer cirurgia, complicações são descritas. Pode ocorrer infecção e expulsão do anel, embora com uma incidência muito baixa.

Assim, o uso da medicação prescrita e cuidados como não coçar os olhos são muito importantes no pós-operatório. Na ocorrência de alguma complicação, os anéis podem ser removidos, voltando o paciente à situação anterior. O procedimento é reversível.

Dr. Rodrigo Paolini – CRM-GO: 11462

Oftalmologista
Graduação em Medicina pela: UFPA
Residência em Oftalmologia: Fundação Banco de Olhos
Especialização em oftalmologia pela Fundação Banco de Olhos.
Subespecialização em Córnea , Doenças Externas e Cirurgia Refrativa pela Banco de Olhos / Hospital Oftalmológico de Sorocaba.
Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Membro do Setor de Córnea e Catarata da Fundação Banco de Olhos / GO

Especialidades Relacionadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar