Hábitos que prejudicam a saúde da visão

 em Notícias

Manter uma boa saúde da nossa visão está diretamente relacionado aos hábitos que carregamos ao longo da vida. Diariamente os olhos são expostos a uma série de fatores que podem prejudicar a visão e, até mesmo, agravar doenças oftalmológicas.

Conheça os quatro hábitos diários que costumam atrapalhar a saúde da visão.

Ler em ambientes escuros

Ler em ambientes mal iluminados força a musculatura dos olhos. Isso porque eles terão que se adaptar a baixa luminosidade ajustando o sistema de foco. A curto prazo as consequências são vermelhidão dos olhos, ardência, dores de cabeça, lacrimejamento e oscilações da visão.

Usar óculos sem proteção UV

As lentes dos óculos escuros de qualidade contêm proteção contra raios ultravioletas. Ao usar óculos escuros sem lentes sem proteção UV, estamos contribuindo para que a visão comece a se deteriorar. Isso porque a lente fará sombra sobre os olhos que se adaptarão a baixa luminosidade forçando a entrada maior de luz.  Com as pupilas mais abertas, a retina será impactada por uma quantidade maior de raios ultravioletas.

Colírios sem prescrição

Alguns colírios podem conter substâncias que produzem efeitos colaterais indesejados. Desde o aumento da pressão intraocular, que pode causar sequelas graves, até a diminuição da proteção dos olhos que facilitam a contração da conjuntivite.

Má higiene ao lidar com lentes de contato

Pacientes que fazem uso deste recurso devem ter cuidados especiais de higiene, se quiserem manter os olhos saudáveis. Estes hábitos incluem lavar as mãos antes de manusear as lentes, não levar as mãos sujas aos olhos durante o dia., não dormir usando lente de contato.

Dr. Rodrigo Paolini
Oftalmologista, Graduação em Medicina pela: UFPA, Residência em Oftalmologia: Fundação Banco de Olhos, Especialização em oftalmologia pela Fundação Banco de Olhos. Subespecialização em Córnea , Doenças Externas e Cirurgia Refrativa pela Banco de Olhos / Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia Membro do Setor de Córnea e Catarata da Fundação Banco de Olhos / GO
Posts Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar