5 mitos sobre a miopia

 em Notícias

MITO 01:

“Não usar óculos piora a miopia”: Não usar os óculos de grau não piora a miopia. O que acontece nesse caso é que essa é uma doença progressiva. Ou seja, ela continua evoluindo durante um tempo até que se estabilize. Quem não as usa oculos corretamente pode fatigar a visão, sentindo dores de cabeça e nos olhos, além de ardência e vermelhidão.

MITO 02:

“É possível reverter a miopia com fisioterapia”: A fisioterapia não é capaz de reverter a miopia. Isso porque a correção da miopia acontece na superfície da córnea, enquanto a fisioterapia irá trabalhar os músculos que estão associados aos olhos.

MITO 03:

“Mesmo depois da cirurgia, os olhos acabam voltando à miopia”: A cirurgia a laser é um procedimento extremamente preciso e seguro que reverte casos de miopia com sucesso. Em alguns poucos casos, é preciso realizar a cirurgia novamente. Ou em outros casos, o paciente não esperou o período de estabilização para realizar a cirurgia.

MITO 04:

“Lentes de contato impedem a progressão da doença”: As lentes de contato, assim como os óculos, são formas de devolver qualidade de vida aos pacientes instantaneamente. Mas elas não têm o poder de tratar e curar essa condição. Muitas pessoas acreditam nesse mito, pois geralmente são receitadas lentes de contato na mesma época em que o grau é estabilizado, pois crianças podem ser irresponsáveis quanto ao uso de lentes.

MITO 05:

“Ler de perto e com baixa luz provoca miopia”: A leitura em baixa luz ou muito próxima do livro não provocam miopia. O que acontece quando lemos no escuro é um incômodo devido à necessidade de ajustar os olhos para a baixa luz causando uma fadiga ocular.

Dr. Rodrigo Paolini
Oftalmologista, Graduação em Medicina pela: UFPA, Residência em Oftalmologia: Fundação Banco de Olhos, Especialização em oftalmologia pela Fundação Banco de Olhos. Subespecialização em Córnea , Doenças Externas e Cirurgia Refrativa pela Banco de Olhos / Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia Membro do Setor de Córnea e Catarata da Fundação Banco de Olhos / GO
Posts Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar